terça-feira, 30 de junho de 2009

Em breve: Internet 10 mil vezes mais rápida

Em breve, a Internet pode tornar-se obsoleta. Cientistas já construíram um substituto capaz de fazer o download de um filme inteiro em segundos. A velocidade será cerca de 10 mil vezes maior do que uma conexão de banda larga típica, o “grid” (grade, em inglês), será capaz de enviar todo o catálogo dos Rolling Stones da Inglaterra para o Japão em menos de dois segundos.

Criada pelo Cern, a rede também poderia fornecer o tipo de energia necessária para transmitir imagens holográficas; permitir jogos online com centenas de milhares de jogadores e oferecer telefonia com vídeo de alta definição pelo preço de uma chamada local.

David Britton, professor de física na Universidade de Glasgow e um líder do projeto, considera que as tecnologias do grid poderiam “revolucionar” a sociedade. “Com este tipo de poder de computação, as gerações futuras terão a capacidade de se comunicar e colaborar de formas que pessoas idosas como eu não podem sequer imaginar”.

O poder da rede aparecerá após o verão Europeu, que os cientistas do Cern vêm chamando do “dia do botão vermelho” – quando será ligado o Large Hadron Collider (LHC), o novo acelerador de partículas construído para sondar a origem do universo. O “grid” será ativado ao mesmo tempo, para capturar os dados que serão gerados.

O “grid” foi construído com cabos de fibra ótica dedicados e modernos centros de roteamento. Os 55 mil servidores já instalados devem aumentar para 200 mil dentro dos próximos dois anos.

Baboo

6 bilhões em objetos roubados à venda na web

6 bilhões em objetos roubados à venda na web

Estimativa da CheckMend, empresa especializada em identificar bens roubados e impedir a sua vendas, ugere que o valor dos bens roubados disponíveis para venda na web é de mais de R$ 16 bilhões.

A empresa, cuja tecnologia é utilizada por muitas forças policiais do Reino Unido, afirmou que a cada minuto identifica dois itens roubados à venda na internet.

A CheckMend, criada em 2006, informou que a sua taxa de detecção é em grande parte devido às pessoas terem se tornando mais sensíveis à origem dos produtos que compram online.

“Embora o mercado de itens de segunda mão tenha explodido na Internet, as pessoas estão mais cautelosas na compra de bens usados e gostariam de saber a história da mercadoria”, declarou Adrian Portlock, diretor administrativo da CheckMend.

Casas de leilões online, como o eBay, têm políticas para lidar com bens suspeitos de serem roubados, mas a obrigação de denunciar recai sobre o comprador.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Nokia e Intel se unem na produção de aparelhos móveis

Nokia e Intel se unem na produção de aparelhos móveis

Reuters
Tamanho do textoA+A-

Por Clare Baldwin e Sinead Carew

SAN FRANCISCO/NOVA YORK (Reuters) - A Intel anunciou uma parceria tecnológica com a Nokia que poderia dar à fabricante de chips a oportunidade que esperava para entrar no mercado de celulares.

As empresas disseram que irão trabalhar juntas para criar uma nova linha de ferramentas de computação móvel para celulares, mas não deram detalhes sobre quando lançariam os produtos nos mercado ou sobre o tipo de produtos wireless que esperam desenvolver.

Sob o acordo, anunciado nesta terça-feira, a Intel disse que deve comprar propriedade intelectual da Nokia relacionada à tecnologia wireless de alta velocidade. As duas empresas também disseram que planejam colaborar em projetos de open-source móvel em software da Linux.

Analistas afirmam que o acordo dá à Intel a oportunidade de competir contra a Qualcomm, fabricante de chips para celulares líder no mercado, e contra a Texas Instruments, uma da principais fornecedoras da Nokia.

"Pelo menos a Intel já passou pela porta de entrada. É um cliente estratégico e importante", disse o analista da Gartner Jon Erensen, que vê a parceria como uma forma de a Intel entrar no mercado de smartphones.

Mas isso ainda deve demorar. "Estamos falando de algo em torno de 2011, até conseguirem o poder de consumo e (níveis de) integração necessários para esse tipo de aparelho", afirmou Erensen.

A Intel, que tem microprocessadores em 8 de cada 10 computadores no mundo, já firmou uma parceria de aparelhos celulares com a LG Electronics. O acordo com a finlandesa Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, representa um passo ainda maior, segundo analistas.

A aliança pode representar uma maior concorrência para a ARM Holdings Plc, que fornece processadores de celular tanto para a Texas Instruments quanto para a Qualcomm.

A TI e a Qualcomm integram seus chips de base, que conectam aparelhos celulares a redes wireless, com processadores da ARM, que operam o software de sistema do aparelho. A TI e a Qualcomm também fabricam chips para aplicações para operar ferramentas mais avançadas, como vídeo e navegação na Internet.

A Intel já vende chips para netbooks --notebooks menores, sem muitos acessórios, bons para navegar na Web-- e a Nokia já afirmou que considera a possibilidade de expandir suas operações para além do mercado de telefones e começar a desenvolver netbooks.

A parceria também pode ajudar a Nokia a competir com o iPhone da Apple e o BlackBerry da Research In Motion, além do Pre da Palm.

domingo, 21 de junho de 2009

Venda do Speedy deve ser suspensa

Venda do Speedy deve ser suspensa

Segundo fonte da Anatel, decisão valerá a partir de segunda-feira, como punição pelas panes do serviço

Leonardo Goy, de O Estado de S. Paulo

Tamanho do texto? A A A A

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá suspender a partir de segunda-feira a venda de novas assinaturas do serviço de banda larga Speedy, da Telefônica. Segundo uma fonte da agência, a medida cautelar é uma punição pelas recentes interrupções no serviço apresentadas pela companhia. A Telefônica informou, por meio de sua assessoria, que ainda não tomou conhecimento da decisão.

A decisão foi tomada na quarta-feira pelos conselheiros da Anatel em circuito deliberativo. Segundo a fonte, a venda das assinaturas poderá ser retomada assim que a Telefônica demonstrar que tomou as medidas necessárias para regularizar o serviço. Caso descumpra a determinação, acrescenta a fonte, a empresa terá de pagar multa de R$ 15 milhões, mais R$ 1 mil para cada assinatura vendida.

A Telefônica enfrentou cinco panes nos seus serviços de telefonia fixa e banda larga nos últimos 12 meses. A mais recente, na telefonia, aconteceu na terça-feira. Às 9h, os telefones deixaram de fazer e receber chamadas. De acordo com a própria companhia, 95% dos casos foram resolvidos até as 11h30. Alguns clientes, porém, ficaram o dia todo sem telefone.

A maior pane do Speedy aconteceu em julho de 2008, quando os clientes da banda larga da Telefônica a ficaram sem serviço por 36 horas. A empresa apontou o defeito em um roteador (equipamento responsável pelo controle do tráfego de internet) em Sorocaba (SP) como a causa do problema.

No começo de abril, o Speedy sofreu outra pane, ficando instável por vários dias. Naquela ocasião, a Telefônica apontou a ação de criminosos virtuais como a causa do problema. No mês passado, houve um novo apagão do Speedy, que atingiu usuários em vários pontos do Estado por várias horas.

Dias depois, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, pediu desculpas públicas. "A gente reconhece que tem problemas, e publicamente pede desculpas", afirmou Valente na ocasião. "É algo que não gostaríamos que tivesse acontecido, e que causa transtornos."

Os problemas de abril e de maio foram muito parecidos. A Telefônica enfrentou instabilidade em seus servidores de nome de domínio (DNS, na sigla em inglês). Essas máquinas transformam os nomes de sites digitados pelos usuários em endereços numéricos usados pelo protocolo de internet, responsável pelo funcionamento da rede mundial.

No começo do mês, a Telefônica entregou à Anatel um laudo do CPqD (centro de pesquisas que fazia parte da Telebrás) sobre os motivos da pane de abril. O laudo apontou como causa "ações deliberadas e de origem externa" e problemas de software e de configuração de sistemas. A empresa informou que iria tomar uma série de medidas, sugeridas pelo CPqD, para reduzir a possibilidade de esses problemas voltarem a acontecer.

CRESCIMENTO

A Telefônica é a segunda maior operadora de banda larga do País, com 2,657 milhões de assinantes em março, segundo a consultoria Teleco, com um crescimento de 22,6% em 12 meses. Em primeiro lugar, está a Oi, com 3,938 milhões, e, em terceiro, a Net, com 2,452 milhões. O Brasil tem 10,435 milhões de assinantes do serviço de internet banda larga.

Em seu pedido de desculpas, no mês passado, Valente apontou o crescimento acelerado como uma das explicações para as panes. Este ano, a Telefônica planeja investir R$ 750 milhões em sua rede de banda larga, comparados a R$ 500 milhões em 2008.

"A rede está sendo ampliada, com novas técnicas de proteção e redundância", explicou Valente, na ocasião. Em abril e maio, a Telefônica prometeu reembolsar os clientes pelas horas fora do ar.

No mês de fevereiro, um incêndio atingiu um prédio da empresa em Barueri (SP), prejudicando os serviços de internet. O centro de dados concentrava equipamentos utilizados por grandes clientes corporativos, que ficaram sem acesso à rede mundial e a servidores hospedados pela empresa.

A Telefônica teve de desligar a energia do prédio para que os bombeiros combatessem o fogo. Os usuários do Speedy e pequenas empresas atendidas pela operadora não foram afetados em fevereiro.

COLABOROU RENATO CRUZ